sábado, 5 de janeiro de 2008

Para aqueles que se sentem rejeitados....

Por meio deste tópico vou tentar esclarecer ou ajudar àqueles que frequentemente experimentam uma sensação de rejeição. Pode ser desde uma rejeição leve até mesmo um grau bem elevado no qual a pessoa praticamente fica prostrada.
Não sou psicóloga... quero apenas dividir minhas experiências e meus conhecimentos sobre o assunto... espero que vc que está lendo seja beneficiado e reflita um pouco sobre isso.... se quiser fique à vontade para me escrever de volta... ficarei feliz em saber se de alguma forma, ajudei!!!

Vc já se deparou com uma situação na qual vc está bem consigo mesmo, mas de repente, basta uma atitude, um gesto de alguém próximo ou mesmo a ausência desses gestos, para vir à tona uma sensação de rejeição? Começa a ouvir "vozes" na cabeça te deixando pra baixo, diminuindo sua auto-estima? Se acha não merecedor do amor de alguém? Algumas vezes sente o coração acelerado, a boca seca, não consegue fazer nada só pensando nisso? Chora pelos cantos?Cuidado!!! Está na hora de tentar controlar seus pensamentos!!!

O sentimento de rejeição pode estar relacionado à experiências ruins sofridas na infância. Basta dar um passeio pela memória: aquela vez em que seu amiguinho resolveu brincar com outra criança, sabe-se lá o porquê, deixando-o sozinho a ouvir as risadas dele; a professora que chamou outro aluno, e não você, pra ler um texto em voz alta que vc tinha decorado de tanto que leu (e sabia que lia bem); às vezes que vc ficava por último na educação física, quando estavam montando o time e vc era deixado por último porque os melhores eram ecolhidos primeiro.
Na adolescência, não ter conseguido beijar aquela menina ou aquele menino desejados . Reprovados no vestibular. Esquecido de ser convidado para um festa. E há o amor onde a rejeição é quase sempre uma constante. Nem sempre há uma reciprocidade de desejos.
O sentimento de rejeição, infelizmente, faz parte de nossa rotina. E como tudo na vida há que se lidar com ele.

O primeiro passo para enfrentarmos este tipo de situação é: entender o mecanismo (o ponto de gatilho) que desperta esse sentimento. Se soubermos quais são as razões que nos levam a se sentir desamados, podemos evitar situações ou até mesmo enfrentar melhor esta sensação.

Geralmente, durante o relacionamento amoroso é que aparecem à superfície os sentimentos que foram mal resolvidos no passado. Muitas pessoas que foram rejeitadas, "exigem" (inconscientemente) do parceiro uma atenção especial. Nessas horas, o parceiro é FUNDAMENTAL para a cura ou apoio emocional. As pessoas rejeitadas no passado projetam no seu relacionamento o amor ideal. Fazem de tudo pela pessoa amada a fim de se tornarem aceitas, mas acabem se anulando. Têm mania de agradar a tudo e à todos (menos a elas mesmas). No fundo sentem um enorme MEDO de serem rejeitadas novamente. A sensação de rejeição vem acompanhada de baixa auto-estima e sensação de inferioridade. A pessoa que experiencia a rejeição não tem culpa disso tudo.
Vi muitos relacionamentos e até casamentos terminarem por causa disso. Essas pessoas precisam de ajuda, apoio e não serem criticadas ou julgadas.
A necessidade de atenção, carência afetiva, ciúmes, dramas, exageros, extrema necessidade em agradar podem ser sinais de medo da rejeição. O parceiro, muitas vezes, por não entender, acaba saindo da relação por se sentir sufocado, exigido demais dele. Sendo que na verdade, basta que a pessoa rejeitada sinta amada. Também presenciei isso. Uma pessoa com sentimento de rejeição, cujo pai abandonou a criança e a esposa aos 9 anos de idade, hoje é uma pessoa feliz, porque seu marido consegue preencher esse vazio. Na tentativa de preencherem esse vazo essas pessoas despertam o "ponto de gatilho", aí aparecem as neuroses a paranóia.
O que acho incrível é que BASTA QUE ELAS SINTAM AMADAS E ACEITAS pelo seu parceiro para que toda essa tormenta passe e as àguas marinhas voltem a calmaria.
Pense nisso!!!!
Se vc tem alguém que passa por isso ou mesmo esteja vivenciando isso....reflita!!! Deixe as cobranças de lado, mergulhe para dentro de si mesmo e tente achar uma resposta do motivo pelo qual vc se sente rejeitado. A partir disso tenho certeza que vc dará o primeiro passo para ter uma relacionamento saudável com vc mesmo e com as pessoas ao seu redor.
Nunca se esqueça que o mais importante nas nossas vidas é SENTIRMOS FELIZES!!!! A paz de espírito não tem preço!!!
Aprenda antes de tudo a aceitar a vc mesmo!!! Coloque vc em primeiro lugar!!!

Espero que tenha ajudado!!!!

Um grande beijo no coração de vcs!!!!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Sensação de vazio....

A distância que se instala entre nós parece inquebrável. Tenho a sensação que nada do que possa dizer ou fazer vai conseguir mudar esta sensação de vazio. As palavras meigas e carinhosas que me dizes de pouco valem, para me tirar este sabor amargo do silêncio na tua ausência.